Quem somos

Um pouco da nossa história



As primeiras iniciativas de organização da classe contábil em Maringá ocorreram a partir dos anos 50, mas a congregação efetiva em uma entidade representativa só aconteceu em 18 de setembro de 1976, com a posse da primeira diretoria da Associação Profissional Intermunicipal dos Contabilistas da Região de Maringá, presidida por Osvaldo Corrêa. A associação teve mais duas gestões, até o ano 1979, presididas por Dirson Ferreira Romão e Dinoh Hundzinski. Em 1979 o Ministério do Trabalho autorizou a transformação da associação no atual Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil).

Os presidentes do sindicato foram: José Gomes Ferreira (1980/83), Octavio Bif (1984/86), Ebal Dezontini, (1987/92), Osvaldo Corrêa (1993), Ricardo Takehiko Arita (1993/95); Massakazu Takakura (1996/98), Tetsuro Nonose (1996), Juarez Firmino de Oliveira (1999/2001), Maurício Gilberto Cândido (2002/04), José Vanderley Santana (2005/07), Orlando Chiqueto Rodrigues (2008/13), Joel Azevedo de Oliveira (2014/2016) e o atual presidente, Ailton Marques Filho com mandato até 2019.

O Sincontábil tem cerca de 350 associados e mais de 2.000 representados.

A base territorial de atuação compreende 31 municípios e distritos, relacionados a seguir: Maringá, Água Boa, Ângulo, Atalaia, Cafeara, Colorado, Dr. Camargo, Floraí, Floresta, Flórida, Guaraci, Iguaraçu, Iguatemi, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Jardim Olinda, Lobato, Mandaguaçu, Marialva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Ourizona, Paiçandu, Pitangueiras, Presidente Castelo Branco, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí e Sarandi.

A sede administrativa está instalada na Praça Regente Feijó, 359, Vila Operária, mesmo prédio onde funciona o escritório maringaense da Junta Comercial do Paraná, que é administrada pelo sindicato.

A sede campestre tem 24.200 m² e está localizada na Estrada Santo Maneta. Tem campo de futebol suíço iluminado e cercado por alambrado, churrasqueira, salão para festas, poço artesiano, reservatório de água, parquinho infantil e edificação para caseiro.

A melhoria da capacitação dos contabilistas e a promoção de eventos sociais e esportivos têm sido fortemente enfocadas pelas últimas diretorias, com organização de cursos, palestras e workshops, abordando assuntos de interesse da atividade contábil.

Nos esportes o Sincontábil é bi-campeão do Jocopar - Jogos dos Contabilistas do Paraná, troféus conquistados nos anos 2005 e 2012. Já sediou a competição em duas ocasiões, nos anos de 2001 e 2012.

Fez parte da delegação do Paraná para as cinco edições do Jocobras - Jogos dos Contabilistas  Brasileiros, participando principalmente com atletas de futebol suíço e vôlei.

Organiza todos os anos um jantar dançante alusivo ao Dia do Contabilista, reconhecido como o maior evento festivo alusivo à data em todo o país.

O sindicato mantêm parceria com outras organizações da comunidade regional em ações como a captação de incentivos fiscais para o Fundo da Infância e Adolescência, Fundo Pró-Idoso e Lei Rouanet.

Para comunicação com associados e comunidade existem o Jornal Sincontabil impresso, o site e o envio regular de mensagens por e-mail e WhatsApp.

O escritório de contabilidade mais antigo de Maringá é o Escritório São Paulo, criado em 17 de fevereiro de 1967, por João Narciso de Souza.

O Paraná possui cerca de 30 mil contabilistas e seis mil escritórios de contabilidade.

 

 


Alcedino Gomes Barbosa, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, ministrou palestra no I Encontro de Contabilidade do Noroeste do Paraná, evento realizado nos dias 6 e 7 de outubro de 2003, no Centro de Convenções Araucária, em Maringá.
Otávio Picoli Sobrinho e Ricardo Takehiko Arita vistoriam as obras de construção da Sede Campestre.
Convenção dos Contabilistas em 1977, evento despertou os maringaenses para a criação do Sincontábil
Primeira delegação do Sincontábil que disputou o Jocopar - Jogos dos Contabilistas do Paraná, em 1996. A sede dos jogos foi a cidade de Francisco Beltrão.
Delegação do Sincontábil campeã do Jocopar - Jogos dos Contabilistas do Paraná, em 2005, em Foz do Iguaçu.
Marcos Nunes de Moraes (Passarinho) e Lucimar Moreira Bueno conquistaram o primeiro troféu do Sincontábil no Jocopar - Jogos dos Contabilistas do Paraná, em 2001, em Pato Branco. Eles jogaram vôlei de areia e ficaram em terceiro lugar.
O Encontro Paranaense da Mulher Contabilista, nos dias 14 e 15 de setembro de 2006, no Centro de Eventos do Maringá Park, reuniu cerca de duzentas participantes. O evento foi organizado pelo Sincontábil em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.
Ebal Dezontini, Osvaldo Corrêa e outros diretores do sindicato iniciam a construção da sede campestre
José Vanderley Santana e o Quati de Ouro, troféu de campeão do Jocopar - Jogos dos Contabilistas do Paraná de 2005, o primeiro conquistado pelo Sincontábil. Santana era o presidente do sindicato na época.