Notícias

Prefeitura moderniza sistema de emissão de certidões de débitos


O presidente do Sincontábil, Ailton Marques Filho [dir], participou da cerimônia de assinatura do decreto; também na foto o presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, o secretário municipal da Fazenda, Orlando Chiqueto e o prefeito municipal, Ulisses Maia

Maringá, 21|11|2017
Diretoria de Comunicação - PMM 

Na presença de dirigentes e representantes de entidades de classes das áreas empresarial e contábil do município, o prefeito Ulisses Maia assinou na manhã desta segunda-feira, 20, o decreto que moderniza o sistema de emissão de certidões de débitos pela Prefeitura de Maringá.

Além das certidões negativas que já eram solicitadas online, a partir de agora também as certidões positivas poderão ser obtidas pela internet.

Ao assinar o decreto o prefeito Ulisses Maia agradeceu as equipes técnicas das secretarias de Gestão e Fazenda, que desenvolveram o sistema, e destacou o importante passo dado pela administração no sentido de simplificar e, ao mesmo tempo, agilizar o atendimento prestado aos contribuintes e profissionais da área tributária.

“Estamos avançando a cada minuto em diversos setores fundamentais para a agilização da máquina pública. Logo a população vai perceber essas mudanças substanciais que promovemos, especialmente na hora em que procurar por atendimento dos nossos serviços”, declarou, enfatizando que “na área de tecnologia da informação, Maringá não vai perder para nenhuma outra cidade do Brasil”.

Mais agilidade

O secretário de Fazenda, Orlando Chiqueto, observou que as solicitações online não alteram a forma como eram feitas anteriormente pelo contribuinte, com acesso ao portal de serviços no site da prefeitura. Ele explicou que, de janeiro a outubro deste ano, aproximadamente 15 mil contribuintes solicitaram certidões de débitos pessoalmente no paço municipal.

“Além de reduzir o tempo de espera pelo atendimento no paço municipal, a medida traz mais comodidade aos contribuintes, pois o sistema foi modernizado para que a emissão seja simples e todo processo automatizado, eliminando o retrabalho e permitindo acesso ao sistema de qualquer lugar”, assinalou.

A iniciativa também mereceu elogios do delegado do Conselho Regional de Contabilidade, Glicério Rampazzo; do presidente do Sincontábil, Ailton Marques Filho e do assessor administrativo do Codem, Vitor Paulo Pereira Junior.

“Esta ferramenta vai desburocratizar e oferecer comodidade ao contribuinte que não necessitará mais ir até a prefeitura para receber certidões, além das empresas de outros estados que quiserem participar de licitações poderão obter mais facilmente o documento”, ressaltou o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), José Carlos Valêncio.

Também participaram da cerimônia de assinatura do decreto o vice-prefeito Edson Scabora, os vereadores Jean Marques e Onivaldo Barris, secretários e diretores de órgãos municipais. (CP/PMM)